[Literatura Juvenil] "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco [Porto Editora]




Autor: Camilo Castelo Branco

Editora: Porto Editora

Data de edição: Janeiro de 2016

Nº de paginas: 204

Colecção: Educação Literária


Opinião Por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros



Amor proibido entre Simão e Teresa (é uma copia igual de um amor retratado de Romeu e Julieta, de William Shakespeare).
  Do inicio da obra de Camilo Castelo Branco. Simão Botelho que das primeiras das vezes que aparece, dá a impressão de ser um jovem problemático da época. Por outro lado uma jovem e inocente de apenas 15 anos Teresa Albuquerque é vista pela primeira vez na casa ao lado, na cena em que Simão Botelho foi castigado pelo o Senhor seu pai Domingos Botelho por ter entrado num briga. Nessa noite olhando na sua janela os dois perdidos de olhares um pelo outro apaixonaram-se. Um amor que se perdeu por tragédia, a jovem Teresa adoeceu e acabou por morre no convento de Monchique, no Porto. E algum tempo depois morre Simão e o seu corpo foi lançado ao mar.

"Amou,perdeu-se, e morreu amando."
 Simão Botelho


Compreendi, enquanto leitora que o livro Amor de perdição constitui um marco no romantismo Português tornando-se uma das suas expressões mais perfeitas, principalmente ligadas a segunda fase romântica. O Autor abusa de todos os recursos do período envolvendo-nos em uma trama onde os personagens vivem em eterno conflito com a sociedade, numa saga de encontros e desencontros, alimentados por cartas carregadas de tristezas e angustias numa apoteose de sentimentos de um amor impossível e no seu destino trágico onde a morte sublima o amor no seu ideal romântico.
 Permitiu-me também observar através do seu encanto pela obra do próprio romantismo marcado pela definitiva liberdade de expressão e do pensamento repudiando as regras que até então eram impostas e já antecipando um novo período que logo iria se afirmar como o Modernismo.

Comentários