[Literatura] "Traída pelo Destino", de Emma Wildes [Planeta]




Autora: Emma Wildes

Editora: Planeta

Edição: Abril de 2013

Género: Romance

Nº de Páginas: 300



Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos livros

Desde das primeiras páginas que é possível adivinhar o desfecho desta trama vivida no seio da aristocracia londrina do século XIX. Perante os olhos desta sociedade, nada que ela faça poderá se considerar inocente. E ao ver-se trancada na biblioteca com o Solteiro e atraente Damien Northfield, Lady Lillian Bourne fica com  uma ansiedade superior ao que seria de esperar. Mas também com uma coragem inesperada.E Ciente das possíveis consequências em que se encontram, Lily tem certas duvidas, se aquele individuo irá ajudar-lhe a sair dali, mas não hesita em pedir ajuda e elaborar um plano, para deixar a biblioteca e regressar ao salão de baile. 
Damien Northfield é, naturalmente, uma personagem enigmática, após de ter voltado da guerra, trazendo consigo marcas físicas e psicológicas a sua característica reflecte-se tanto na parte romântica da história como na intriga que lhe está associada e não abdica dos seus prazeres carnais. Não havia mulher alguma que tivesse despertado o seu interesse ou  tivesse excitado o suficiente de forma a levar-se a envolver-se... Até que conhece Lillian.
Também interessante é o facto de haver um outro romance a decorrer em paralelo, ou nas proximidades, do romance principal. A história de Regina e James surge de forma mais discreta que a de Damien e Lily, mas acaba por a completar. E quanto ao romance dos protagonistas, praticamente tudo é fascinante, desde o facto de serem ambos personagens marcadas pelo passado às peculiaridades que vão surgindo relativamente à sua relação, passando ainda pelas ligações familiares e pela forma como o romance se relaciona com o mistério.

É a primeira vez que leio romances desta autora, um dos elementos cativantes deste livro é a conjugação entre o romance e o mistério que, desenvolvido de forma relativamente discreta, acaba por ser essencial ao enredo, tornando-o, cativante,  e ainda mais interessante.
Emma Wildes escreve bem, sabendo colocar um equilíbrio entre as descrições, cheias de pormenores da época, e os diálogos.
Com um enredo cheio de intrigas, chantagens, paixão e doçura, conseguimos ver duas perspectivas diferentes, a de uma jovem cujo nome já está na lama e que tem uma oportunidade para o salvar e de uma mulher que sendo filha de um duque não consegue contudo livrar-se do facto de ser ilegítima. Dois assuntos que mostram bem o pensamento da época e o papel da mulher e que a autora consegue usar muito bem a seu favor.



  • Sobre Emma Wildes:

Emma Wildes cresceu a devorar livros e a escrita nasceu naturalmente. A autora costuma dizer que adora escrever porque adora ler. Estudou na Universidade de Illinois e é licenciada em Geologia. Vive em Indiana com o marido e três filhos.
Foi a autora n.º 1 Fictionwise, WisRWA Reader’s Choice Award, vencedora na categoria de Romance Histórico em 2006 do Loriest Best Published, e em 2007 vencedora do Eppie para o melhor romance erótico.


Comentários