[Romance] "A Mulher de cabelos loiros e o Homem do Chapéu", de Deborah McKinlay[ASA]






Autora: Deborah McKinlay 


Editora: Asa


Edição: Julho de 2014


Género: Romance de literatura


Nº de Páginas: 240


Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros

A sinopse deste livro intrigou-me desde do começo, deixando-me a pensar que estava perante um mero e simples romance contemporâneo, mas na verdade A Mulher de Cabelos Loiros e o Homem do Chapéu é muito mais do que isso, muito mais do que uma  típica e banal capa de um romance. 
Esta história descreve duas personagens, Eve e Jack, duas pessoas que vivem em lados opostos do mundo, ela vive em Inglaterra, ele na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e cujo as vidas irão cruzar-se contra todas as expectativas. Mas atenção, não estamos perante um romance escaldante, bem pelo contrário estamos perante uma bela e única amizade entre duas almas gémeas.
Jack Cooper é um famoso escritor de policiais com seis bestsellers, três filmes e um peça de teatro adaptados na carteira, rico e de boa aparência. Ele sempre teve uma vida despreocupada, contudo, prestes a conceber os seus cinquenta anos de idade, a sua segunda esposa Marnie acaba de o deixar por outra mulher. Jack entra na famosa crise dos cinquenta anos e, enquanto tenta encontrar um sentido para a  sua vida ao mesmo tempo que enfrenta um bloqueio de escritor, refugia-se naquela que sempre foi a sua grande paixão, a culinária. Quando recebe uma carta de agradecimento de uma fã. E ao aperceber-se que ele partilhava com Eve a grande paixão pela culinária.
Eve é a personagem mais completa da obra, uma bela mulher de quarenta e seis anos de idade, cuja mãe foi uma  dominadora e controladora faleceu à cerca de um ano e cuja filha Izzy, com quem nunca conseguiu uma verdadeira ligação de mãe e filha, irá casar em breve. Eve sempre teve uma vida privilegiada em termos materiais, mas a sua vida acaba por ser incrivelmente limitadora no sentido em que não consegue enfrentar multidões sem ser sujeita por terríveis ataques de pânico que a dominaram por toda a sua vida, fazendo com que perdesse momentos chave na vida da filha. devido a esse problema ela não consegue sair  e acaba por se refugiar na cozinha criando incríveis pratos culinários cheios de requinte e absolutamente deliciosos.
Irá existir uma relação entre Jack e Eve que se desenrola completamente através das cartas que trocam um com o outro, onde no meio de receitas e dicas de culinária, eles acabam por abrir o coração um para o outro, demonstrando assim os seus receios e medos. É um termo interessante de se ver como cada um deles enfrenta os seus problemas para poderem crescer enquanto seres humanos. Eve é quem tem mais problemas, e terá que lutar para poder ter uma vida normal e se relacionar com a filha como sempre desejou.
À medida que a amizade entre ambos vai crescendo, Jack propõe que ambos se encontrem em Paris, a mítica cidade dos grandes pratos culinários, e que jantarão num incrível e requintado restaurante onde poderão provar juntos verdadeiras iguarias culinárias, mas com o  problema de saúde de Eve poderá tornar as coisas mais complicadas...



  •  Biografia de Deborah Mckinlay 


A par da colaboração com as revistas Cosmopolitan, Vogue e Esquire, Deborah McKinlay já publicou seis livros de não-ficção, traduzidos para várias línguas. A Mulher de Cabelos Loiros e o Homem do Chapéu vai ser adaptado ao cinema pela BBC.



Comentários