[Literatura Fantástica]"O Desejo" de Alexandra Bullen [ Editorial Planeta]


Titulo: O Desejo

Autora: Alexandra Bullen


Edição: Março de 2011

Género: Fantasia Juvenil


Nº de Páginas: 272


Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros


"O Desejo", é uma impressionante estreia literária de Alexandra Bullen e faz-nos a seguinte pergunta: Se pudéssemos ter o que quiséssemos, o que pediríamos?

Para uma jovem, como a Olivia Larsen, que infelizmente deixa tudo o que conhece para trás, após uma grande ausência de si mesma ou de uma parte si. Olivia e a família mudam-se para São Francisco, no estado da Califórnia.  
Mas a vida dela, está incompleta, falta-lhe a irmã gémea, que falecera no verão passado, em um acidente. Violet e Olivia eram muito próximas, e a sua perda, torna Olivia ainda mais tímida e solitária do que já era.
Logo pelo inicio da historia, Olivia tem que ir a uma festa que organizaram para a mãe no trabalho, mas Olivia não tem nada para vestir, quando pega num dos vestidos da sua falecida irmã, repara que tem um rasgão, e no caminho para a estação do autocarro. Olivia encontra uma pequena loja de costura. Lá passa a conhecer a proprietária da loja, Posey oferece-lhe um vestido, e diz a Olivia que o mesmo é mágico, e que ela pode pedir três desejos, mas existem regras que se forem quebradas acabas o encantamento.
Ao longo do percurso de Olivia, que irá conhecer e aprender a fazer amigos, mas o caminho não lhe será muito fácil, terá ela de passar por cenários reais e difíceis, que terá de suportar sozinha. Visto que a morte de Violet é uma experiência muito dolorosa para toda a família, e que eles tentam manter o foco no trabalho.
Com o passar do tempo, Olivia começa a fazer amigos e a estabelecer uma simpatia com um rapaz chamado Soren, e pela primeira vez tanto ele como ela sentem -se atraídos um pelo outro. 
É um romance interessante, com esta matéria muito curiosa. Adorei tudo, achei fascinante como todas as personagens interagem entre si. 
No fundo penso que Olivia sentiu o processo de todo um luto profundo.

Um dos pontos forte deste romance, é o Luto, a perda de algo ou neste caso de alguém importante.
A dor de perder alguém ou algo é tão poderosa que cada um recorre a diversas formas de se defender perante o sofrimento.Quanto maior a vinculação (ou seja, o apego, a ligação) ao objecto perdido (alguém ou algo), maior será o sofrimento e a dor do luto.
Dizemos, na gíria, que o tempo cura tudo e, de facto, o factor tempo é um importante aliado na questão do luto. Mas esperar que o tempo passe não basta; é necessário realizar-se uma série de tarefas que permitam ultrapassar esta dor, preparando o espaço deixado vazio para, mais tarde, ser novamente preenchido.
E apesar de ser um processo que varia consoante a pessoa e a idade, são comuns os sentimentos de tristeza, de raiva e de culpa, a ansiedade e o sentimento de solidão, a apatia e o desinteresse, o estado de choque e a sensação de desamparo. Também se podem desenvolver sintomas físicos como vazio no estômago, aperto no peito, nó na garganta, extrema sensibilidade ao barulho, sensação de falta de ar, fraqueza muscular, falta de energia e sensação de boca seca. No conjunto como estes vários sentimentos e emoções, é natural que se desenvolvam perturbações de sono (principalmente insónias), perturbações de apetite (mais comum a diminuição, mas também pode ocorrer o aumento de apetite), perturbações na atenção e concentração e isolamento social.


Comentários