[Literatura] "Ligeiramente Tentador" , de Mary Balogh [ASA]



Autora: Mary Balogh

Editora: ASA

Edição: Julho de 2015

Género: Romance

Nº de Páginas: 336

Opinião por Ana Santos, Blog A Dama Dos Livros


Na Minha opinião: "Ligeiramente Tentador", é o primeiro livro que leio desta autora. Nunca fui dada em ler livros de época. Mas pela primeira vez me surpreendi, e fiquei curiosa em saber mais sobre este romance. Um Romance com um contexto histórico muito bem desenvolvido.

A Jovem de apenas 18 anos, foi apresentada á sociedade inglesa, no baile de Bruxelas. Lady Morgan Bedwin, está em Bruxelas com uma amiga e a sua família e, pela primeira vez, sente-se independente. Sendo a irmã mais nova da família Bedwin. Afinal, apenas o seu irmão Alleyne se encontra lá, mas em trabalho, por isso ela tem muito mais liberdade do que alguma vez teve.
Com apenas 30 anos, Gervase Ashford, conde de Rosthorn, está exilado no continente já há nove anos. E Culpa Wulfric Bedwin, Conde de Bewcastle, e o irmão mais velho de Morgan, de não ter acreditado nele, no passado. Tal como Wulfric, o culpa do mesmo. Por isso, quando Gervase descobre que a irmã mais nova dele está no mesmo baile que ele, resolve usá-la para se vingar. E o seu plano é simples: Seduzir Morgan e arruinar-lhe a reputação.
Mas Morgan não se revela a ser fácil de seduzir, já que, mesmo de não saber quem é Gervase ou do seu plano, desconfia do seu súbito interesse nela. E ao  resistir à sua sedução, o que só o faz tentar mais do que uma vez...
Apesar das suas tentativas, acabam por desenvolver uma amizade. E quando as tropas de Napoleão avançam em direcção a Bruxelas, essa amizade fortalece-se ainda mais.
Mesmo depois da derrota de Napoleão em Waterloo, há que lidar com os mortos, os feridos e os desaparecidos. Um desses desaparecidos é Alleyne e é por isso que Morgan se recusa a partir para Inglaterra. Fica em casa da mulher de um oficial onde ajuda a cuidar dos soldados feridos que aí são acolhidos. O seu único amigo é Gervase e é a ele que recorre quando recebe a notícia de que o seu irmão foi presumido como morto, apesar do seu corpo não ter sido recuperado.
Gervase tenta ser um ombro amigo, mas quando ela procura o seu contacto humano como forma de afogar as mágoas, ele não consegue negá-la. Ele quer fazer a coisa certa, mas ela recusa-se. Regressam juntos a Inglaterra, o que só mancha ainda mais a reputação dela. Por isso, chegam a um acordo: fingirão um noivado que ela depois irá romper. Nesta altura já ele está apaixonado por ela e resolve usar o noivado falso para lhe fazer uma corte a sério. Conseguirá ele conquistá-la?

Foi muito agradável ler  Ligeiramente Tentador. O cenário histórico dá-lhe uma certa forma, uma certa profundidade, assim como o torna mais pesado. 
No que toca ao tópico do após-batalha em Bruxelas foi difícil lê-lo , pois decerto, foi exactamente assim  como tudo se passou.
Em relação a Morgan e ao Gervase fazem um par perfeito. E apreciei ver como toda a família dela se uniu para a apoiar quando ela precisou. E do mesmo modo de apoio por parte da família dele!

Comentários