[Literatura]"Segredos do Passado", de Deborah Smith [Porto Editora]



Autora: Deborah Smith

Editora: Porto Editora 

Edição: Novembro de 2018

Nº de páginas: 416

Género: Romance

Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros

Este é o primeiro livro que leio desta autora Deborah Smith, tenho conhecimento que em Portugal, já foi publicado vários dela, um deles a famosa "A Doçura da Chuva".

Nesta História, que é contada na primeira pessoa, neste caso pela jovem Claire Maloney e gira em torno dela e do Roan Sullivan, mais conhecido por Roanie.
Claire é uma menina natural de uma família numerosa de raízes irlandesas, que nunca teve de passar por privações afectivas ou materiais; por outro lado Roan Sullivan é o oposto: um rapaz esquivo, mal-tratado a todos os níveis por um pai perigoso e abusador. Entre os dois nasce uma amizade improvável, depois da pequena e corajosa Claire perceber que existe bondade debaixo da "carapaça", que Roanie usa. Durante 5 anos, os dois tornam-se grandes amigos, mas um acontecimento traumatizante faz com que Claire e Roanie ficassem afastados durante 20 anos. 
Já na segunda parte do livro, onde já se passou 20 anos, estes dois personagens e as suas famílias, que facilmente adivinhamos que estamos prestes a assistir á libertação das personagens, transversalmente da revelação dos segredos que os mantiveram afastados tantos anos.
O romance "Segredos do Passado", é daquelas viagens em que já sabemos qual o destino final, mas nem por isso deixamos de apreciar o caminho até lá chegarmos.
Com uma escritora modesta, Deborah Smith consegue facilmente cativar-nos para dentro da vida destas personagens e fazer com que nos aflige com o seu  destino. 
De certo que contem uma historia de amor, com todos os seus desafios. Consegue chegar a ser dolorosamente doce, mas é essencialmente um livro que nos fala sobre os sentimentos de presença e pertence, e sobre a necessidade que todos temos de nos sentir amados. 

Ao inicio achei bastante confuso,mas depois consegui entrar na historia e comecei a me emocionar muito e que correspondeu às minhas expectativas.


Comentários