[Literatura] "A Guardiã dos Sonhos", de Rani Manicka [ASA]




Autora - Rani Manicka

Editora - ASA

Edição - Abril de 2005

Género -  Romance

Nº de Páginas - 512





SinopseOs sons, os cheiros e os sabores da Malásia. A vida atribulada de quatro gerações de mulheres.

Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.

Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e perceções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações.


Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros

O Livro "A Guardiã dos sonhos", é um historia fascinante desde do inicio ao fim, é recontada por várias pessoas da mesma família. 
No inicio conhecemos Laksmi e a mãe. Ela conta-nos a sua vida do quotidiano, desde da sua infância e as suas memórias até casar com 14 anos.
Mas a sua vida nem sempre foi fácil, mas sempre foi uma mulher de "armas", ela é que geria o dinheiro, que o marido trazia para casa. O seu marido era muito mais velho do que ela, mas sempre a amara. 
A autora transporta-nos para a India e depois pela a Malásia, uma viagem cheia de sabores, de cores, entre outras diversidades. Simplesmente amei o livro, desde do inicio ao fim, não consigo achar palavras para descrever este livro.
Uma boa narrativa, que consegue agarra o leitor até ao fim 



Comentários