[Literatura] "Baunilha e Chocolate", de Sveva Casati Modignani [Porto Editora]




Autora - Sveva Casati Modignani

Editora - Porto Editora

Edição - Novembro de 2019

Género - Romance

Nº de Páginas - 420




Sinopse:

Bastará uma carta para explicar o desejo de fuga, depois de anos de empenho num casamento com um homem fascinante mas irremediavelmente mulherengo e egoísta?

Penélope, uma mulher com 38 anos, cansada de um casamento atravessado por inúmeras traições, decide fazer uma grande mudança na sua vida, e escreve uma carta a Andrea, o marido e pai dos seus três filhos. Uma carta em que lhe diz ter decidido deixá-lo e que ele ficará com a responsabilidade de cuidar da família e da casa, obrigando-o, assim, a reflectir no seu comportamento infantil e irresponsável.

No entanto, esta separação é, para ambos, a oportunidade de fazerem um balanço das respectivas existências, para olharem para dentro de si mesmos, com uma objectividade impiedosa, tentando compreender a razão de tantos erros e escolhas incorrectas.

Com humor, doce e nostálgico em simultâneo, Baunilha e Chocolate fala-nos de esperança e da confiança que precisamos de encontrar para compreender algo mais sobre nós próprios.


Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros

Esta obra foi um verdadeiro dois em um: uma construção com algumas novidades surpreendentes, e que por a caso, consegui ler algo de Sveva Casati Modignani – uma autora marcada pelo feminismo. Baunilha e Chocolate é um retrato exacto dos problemas que afectam muitos casais – durante a leitura, somos assaltados por uma montanha russa de sentimentos, mas, por muito que possamos criticar determinadas acções, é-nos impossível não simpatizar com todos os personagens.

Após a paixão avassaladora que os conduziu ao casamento, Penélope e Andrea enfrentam uma grave crise conjugal. Dezoito anos de convivência permitiram-lhes passar por várias experiências, a dois ou solitariamente, que deixaram marcas no casamento e na família que criaram. A história de vida de ambos é o motor que anima toda a trama da história, não se concentrando, contudo, apenas nestas personagens. Muitas outras giram à sua volta, rodeando-as com os seus problemas, as suas dúvidas, as suas felicidades ou os seus receios. Desse modo, ao longo da leitura, as nossas emoções vão sendo despertadas e, por vezes, é impossível reprimir uma lágrima.

Talvez não consiga transmitir quanto a história me fez pensar.  Gostei da forma simples como a autora escreve, tornando a leitura agradável, mesmo quando as personagens enfrentavam rudes golpes no seu amor-próprio, nas suas crenças, no seu crescimento pessoal.

Com o domínio, da escrita a autora dá -nos o toque feminista, mas fá-lo de forma discreta e coloca , acima de tudo, a igualdade entre o  homem e  a mulher no que diz respeito às falhas do casamento retratado. No entanto,(pela a determinação) e a vontade de Penelope, que a vida das personagens principais dão uma volta de 180º. 
Baunilha e Chocolate é uma combinação perfeita de força, pelos sentimentos e temas que retrata, e leveza, pela descontracção e alegria que encerra.

Comentários