[Romance]"Razões do Coração", de Rosalind Laker [ASA]



Autora - Rosalind Laker

Editora - ASA

Edição - Abril de 2009

Nº de Páginas - 304

Género - Literatura

Sinopse:


Paris, 1894. Num impulso do qual nunca se arrependerá, Lisette Decourt foge de casa na véspera do seu casamento. Apesar de ter jurado nunca mais se apaixonar, quando conhece Daniel Shaw fica imediatamente fascinada pelo sedutor inglês e pelo seu espectáculo de "lanterna mágica", a arte precursora do cinema. O destino acaba por separá-los e Lisette refaz a sua vida como mulher independente e bem-sucedida, mas os seus sentimentos mantêm-se inalterados: ela não consegue esquecer Daniel. Quando o acaso volta a juntá-los, ele é já um realizador famoso, e vê nela a aura de magia capaz de a transformar numa grande estrela de cinema. E ele tudo fará para que nada impeça o seu sonho…
Pela mão de uma das mais apreciadas escritoras de romances históricos da actualidade, Brilliance recupera a época mítica em que o cinema dava os primeiros passos e apresenta-nos uma das suas fascinantes e inesquecíveis estrelas.

Opinião por Ana Santos, Blog A Dama dos Livros


Quando eu li a sinopse, pensei que a historia podia ser muito interessante. Pois que acreditem ou não, meu pensamento mudou totalmente quando comecei a ler. 
Logo na primeira página, assistimos Lisette regressando a Londres, perto dos seus quarenta anos. Nessa altura, ela já era uma musa do cinema, conhecida por causa das suas belíssimas actuações e dentro de um táxi, ela relembra o seu passado, a partir do trágico dia em que seu avô falecerá. E é aí que começa a história! 

Ela relembra sua infância, o momento em que a sua vida se quebrou quando o seu querido avô morreu e a mudança de casa. O livro todo é uma lembrança do passado de Lisette. Conseguimos ler com clareza todas as etapas da sua vida; desde o noivado que fracassou, até a gravidez indesejada e a sua primeira actuação no cinema. O livro se passa na França e em Londres (em sua maioria), o que achei bastante interessante.

Sendo que é um romance histórico da época em que ainda havia espectáculos de lanterna mágica, e não o cinema que conhecemos actualmente. Na verdade, conseguimos acompanhar todo o procedimento do mundo do cinema. De como era desde do princípio até aos dias de hoje. E posso referir que é um dos pontos fortes deste livro.

Todo o enredo vem reconhecer que a planificação foi bem conseguida assim como o destino de Lisette e Daniel se conhecerem. É um romance que te transmite as sensações possíveis como: a Angústia, tristeza, felicidade… Tudo o que Lisette sente, nós também  podemos sentir.
Este livro não foi o que mais gostei de ler, ao inicio tive muitas expectativas, mas decepcionou-me muito.


Comentários